-
Arquitetos: queeste
- Área: 525 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Piet Gispen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente tem considerado a construção de um crematório por quase sessenta anos. Devido à sua identidade católica, a cremação não tem sido uma escolha óbvia por muito tempo. O novo edifício precisa combinar com o estilo dos demais já existentes desde 1922, mas também se destacar e ser facilmente identificável. Localizado em um espaço restrito, o crematório demanda um programa completo que transmita uma aparência digna, considerada e humana.
O cemitério tem sido por muito tempo uma joia escondida em um complexo industrial na Binckhorst. Agora, sua entrada voltou a ser visível devido à construção do novo túnel Victory Boogie Woogie. O crematório acrescenta à representatividade do cemitério. O local é adornado com fileiras de árvores, cercas vivas e muros de jardim de alvenaria. Um volume foi construído com alvenaria, abrigando um pátio fúnebre central que conecta o crematório e o cemitério. A inclusão da natureza fortalece ainda mais a sensação de oásis verde e tranquilo do cemitério.
A funerária é caracterizada por um arco de pedra natural com a inscrição Laudato Si (Louvado Sejas). Neste pátio, são representados os 4 elementos: céu, água, fogo e terra, respectivamente, pelos telhados de vidro, um chafariz, o forno e uma oliveira. No Dia de Santa Bárbara, em 4 de dezembro, o sol brilha através de uma janela especialmente posicionada sobre o texto Et nox sicut dies illuminabitur (E a noite será iluminada como o dia). Ao abrir as grandes portas curvas pivotantes, você se encontra diante do forno no momento de se despedir do falecido.
A alvenaria de ligação cruzada complementa a estrutura e os edifícios do cemitério, enquanto uma distinção é feita pelo uso de juntas vermelhas. Materiais de qualidade foram solicitados devido à importância do cemitério para as comunidades Sinti e Roma. O interior da funerária é revestido em pedra natural com detalhes dourados. As torres são cobertas com pedras naturais, enquanto 99 peças foram substituídas por telhas douradas. Portas, portões e bancos são feitos de madeira com acabamento transparente.
Para priorizar a sustentabilidade, a construção utiliza principalmente madeira, juntamente com outros materiais sustentáveis como pedra natural. Além disso, o crematório é livre de gás, já que o forno é elétrico. A instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados de vidro aumenta a eficiência energética, enquanto medidas como caixas de nidificação para morcegos e pardais, e hotéis para insetos contribuem para a conservação ambiental. Os telhados de retenção não estão conectados ao sistema de esgoto e permitem a infiltração da água no subsolo. Além disso, o estacionamento possui pavimentação permeável para auxiliar na drenagem da água da chuva.